E-commerce: Europa e Brasil
Momento atual, tendências e oportunidades
No segundo semestre de 2017, o UmSóLugar contatou 100 de suas lojas parceiras, presentes em 13 países europeus e no Brasil, com uma pesquisa preparada especialmente a fim de obter uma melhor compreensão dos principais impulsionadores, tendências e oportunidades de comércio eletrônico em todos os mercados em que está presente. Enquanto a maior parte das impressões veio dos setores de moda, calçados e têxteis (58%), seguidos por decoração e móveis (26%), também outros diferentes segmentos (como beleza, saúde e bem-estar, joias, brinquedos e esportes) estão representadas no estudo. A amostra contou com a participação de importantes competidores do cenário de comércio online, no que diz respeito a seu portfólio de produtos (45% dos parceiros entrevistados ofertam entre 1.001 e 10.000 produtos; 33% deles têm oferta superior a 10.000 produtos; enquanto 20% ofertam até 1.000 produtos).
Otimista com o futuro
Os resultados deste estudo mostram que a grande maioria das lojas está satisfeita (31%) ou moderadamente satisfeita (56%) com o atual estado geral do mercado de comércio eletrônico em seu país. A maioria delas também está otimista (52%) ou moderadamente otimista (26%) com seu desenvolvimento futuro.

Quão satisfeito (a) você está com a situação geral atual do mercado de comércio eletrônico no seu país?

  • insatisfeito (0%)
  • um pouco insatisfeito
  • moderadamente satisfeito
  • satisfeito
  • muito satisfeito

De forma geral, quão otimista você está com o desenvolvimento futuro do comércio eletrônico no seu país?

  • pessimista (0%)
  • um pouco pessimista
  • moderadamente otimista
  • otimista
  • muito otimista
Barreiras de mercado
Em média, a presença de grandes competidores internacionais ao lado do ambiente legal e fiscal são, de acordo com os parceiros, as principais barreiras que dificultam os negócios em seus países. Especificamente no Brasil, 40% dos entrevistados consideram como maior impeditivo a baixa predisposição por parte do cliente para comprar online, principalmente em decorrência da preocupação com a segurança no pagamento e a falta de contato físico com o produto.

Qual é o nível de relevância dos seguintes fatores como possíveis impeditivos para o desenvolvimento do seu negócio em seu país?

  • irrelevante
  • um pouco irrelevante
  • moderadamente relevante
  • relevante
  • muito relevante

Das barreiras citadas abaixo, qual é a mais relevante no sentido de impedir que consumidores comprem online?

  • irrelevante
  • um pouco irrelevante
  • moderadamente relevante
  • relevante
  • muito relevante
Interação com a Geração Y
A Geração Y (ou Millennials) é um importante público-alvo para todos os parceiros e o trabalho em busca de uma interação eficiente com estes consumidores é constante. Dentre os principais métodos, observa-se a diversificação em campanhas (86% apostam na forte presença em mídias sociais, seguida de marketing de conteúdo (excluindo vídeo), campanhas "display" exclusivas e colaborações com influenciadores. Apenas 37% das lojas possuem um aplicativo próprio. Quando se trata de redes sociais, o Facebook ainda é rei com 90% das lojas presentes neste canal, acompanhado por Instagram (76%) e Twitter (41%).

Quais das seguintes medidas (se houver) a sua empresa possui, com foco nos clientes da Geração Y?

  • Usa
  • Não usa

Quais canais você faz uso com o intuito de se comunicar com a Geração Y?

  • Usa
  • Não usa
Tendências do setor
Ao todo 83% dos entrevistados pensam que o mercado e-commerce em seu país acompanha as tendências atuais - ou ao menos algumas delas. Quando se trata de inovação, a maioria afirma ter utilizado ou planejado utilizar, nos próximos três anos, métodos de pagamento inovadores (70%), presença ampliada em diferentes canais (70%), big data (65%) e novas opções de entrega (64%). Apenas 37% usam ou planejam usar chatbots para comunicação com seus clientes.

Em qual nível o comércio eletrônico do seu país segue as tendências atuais, no que diz respeito a adaptar-se aos mais novos desafios do mercado?

  • * sem resposta
  • acompanha absolutamente todas as tendências
  • raramente acompanha as tendências
  • acompanha algumas tendências
  • acompanha tendências

Você já faz/tem (ou planeja fazer/ter) nos próximos 3 anos:

  • Sim
  • Não
Operações internacionais
Além disso, 72% dos entrevistados afirmam possuir operações internacionais e 50% atuam ativamente em mercados estrangeiros. Deste montante, apenas 20% dos entrevistados brasileiros afirmam atuar internacionalmente. Quando se trata de barreiras que bloqueiam a expansão para o exterior, os parceiros apontam dificuldades com a logística de entrega, forte concorrência no mercado local e a adaptação linguística da plataforma. Entretanto, regulamentos excessivamente restritivos e questões monetárias são considerados entraves com menor impacto.

Das barreiras citadas abaixo, qual é a mais relevante no sentido de impedi-lo (a) de vender internacionalmente?

  • irrelevante
  • um pouco irrelevante
  • moderadamente relevante
  • relevante
  • muito relevante
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